sexta-feira, 5 de março de 2010

Fantasmas do acamnpamento sem-terra

Rodrigo morava numa chácara, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, mas como ele tinha feito muitas dívidas, decidiu vender a sua propriedade para morar no sítio da sua avó, localizado no interior do Mato Grosso. Então, o rapaz pegou um ônibus que passava perto da propriedade da sua avó. Assim, ele desceu numa estrada batida e começou a andar. Mas, Rodrigo havia se perdido e por isto torcia para achar uma alma viva naquele caminho deserto. O moço andou muito até que avistou uma espécie de acampamento. Assim, ele chegou mais perto e notou que era um acampamento de sem – terra. Deste jeito, ele procurou o líder desta gente e indagou: - Boa – tarde! - O senhor, por acaso, sabe onde fica um sítio chamada Santa Margarida? Então, o sem – terra, respondeu: - A minha gente não quer saber de sítio! - Ela precisa é de fazenda grande para plantar, igualzinha a esta que armamos acampamento. Assim, Rodrigo disse: - Bem, já que está ficando tarde, escuro e frio... - Será que eu poderia dormir, com vocês, neste acampamento? Deste jeito, o líder dos Sem – Terra, indagou: - Você não é espião, né? - Você não é da polícia? - Qual é a sua profissão? Desta maneira, mostrando a sua carteira de trabalho, Rodrigo respondeu: - Como o senhor pode ver, eu também sou lavrador... - E no momento estou sem terra, também. Pois, eu precisei vender a minha propriedade para pagar algumas dívidas. Então, o líder disse: - Tudo bem, você poderá dormir aqui, por esta noite! - Se instale, naquela última barraca do fundo, porque ela é a única que está desocupada. Rodrigo fez o que o líder falou e dormiu como pedra. No dia seguinte, ele se levantou, abriu a barraca e teve uma surpresa: não havia nenhum sem – terra no acampamento, mas todas as barracas estavam destruídas e existiam roupas caídas no chão. Este moço, desesperado foi até a estrada e avistou um casal numa carroça. Deste jeito, ele fez sinal para este casal parar e perguntou: - Vocês sabem o que aconteceu com os sem – terra, que estavam acampados neste lugar? Desta maneira, a mulher disse: - Havia um acampamento de sem – terra há um mês atrás. Mas, ocorreu uma chacina, onde 40 sem – terra foram mortos e 30 sem – terra foram feridos. Por isto, faz exatamente um mês que não há sinal de sem – terra neste lugar. Então, Rodrigo falou: - Mas, eu vi os sem – terra ontem e falei com o líder deles! Assim, a moça disse: - Isto é impossível porque eu moro a um quilômetro daqui e sempre sei de tudo o que acontece... - A não ser que... Deste jeito, Rodrigo indagou: - A não ser que? Desta maneira, a moça explicou: - Dizem que depois da chacina dos sem – terra, este lugar ficou mal – assombrado. Algumas pessoas da região, falaram que já viram os fantasmas dos sem – terra que foram mortos no acampamento. Elas disseram que, às vezes, estes fantasmas aparecem ao anoitecer. Então, Rodrigo se espantou: - Nossa! Após Rodrigo exclamar isto, a mulher sentiu a temperatura na testa do rapaz e falou: - Você está com febre! - Deixe que eu e o meu marido cuidaremos de você! Assim, Rodrigo disse: - A única coisa que eu queria era chegar no sítio da minha avó! Desta maneira, a moça perguntou: - Quem é a sua avó? Deste jeito, Rodrigo respondeu: - Minha avó é a dona Margarida da fazenda Margarida. Então, a moça disse: - Conhecemos a sua avó, o sítio dela fica a dez quilômetros daqui. Mas, primeiro você deve passar em nossa casa para curar esta febre. Assim, esta moça cuidou da saúde de Rodrigo e levou o rapaz até o sítio de sua avó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário